Fim de semana em Pamplona



No dia 21 de fevereiro decidimos ir explorar a cidade de Pamplona. Preparamos tudo com uma semana de antecedência. Inicialmente queríamos alugar um carro mas, por sermos menores de 25 anos, pediam-nos uma taxa não muito em conta; com isto optamos por ir de autocarro. Claro que fizemos logo uma lista do que gostaríamos de ver.
Saímos das aulas e fomos logo para a rodoviária para apanharmos o autocarro. O que comer antes de entrar numa viagem de 2horas? Pois a resposta é um cachorro quente cheio de molhos, coca-cola e um café. O autocarro era bastante chique com tablets embutidos no banco e muito cómodo. A viagem estava a correr bem até que passado 30 min a Ana começa a sentir-se mal e muito indisposta… Digamos que falhou a casa de banho e vomitou o chão do autocarro fino (😂). Tirando esse inconveniente a viagem correu bem e até se fez bem. 
Chegamos a Pamplona e foi mais uma aventura para encontrarmos o Hotel, mas o nosso melhor amigo ajudou-nos bastante (Google Maps). Chegamos ao hotel e ficamos encantadas: era um hotel muito cómodo, com boa imagem, pequeno e bastante acolhedor (O que mais gostamos foi a casa de banho do quarto toda revestida em madeira). Assim que nos instalamos e a Ana trocou de roupa (vómito), decidimos ir explorar a cidade (era por volta de umas 16h).
Começamos pela zona baixa da cidade – sim, porque a cidade estava dividida em duas zonas, a zona histórica (parte de cima da cidade) e a zona mais moderna (parte de baixo da cidade e onde nós estávamos instaladas). A cidade não é muito grande por isso começamos na parte baixa e acabamos na parte superior. Basicamente nessa tarde vimos maior parte da cidade e optamos por não usar o nosso melhor amigo, mas sim explorar.  Começou a anoitecer e nós estávamos na zona comercial (como mulheres que somos tivemos de entrar em todas as lojas, mas sair de mãos a abanar). 
A hora do jantar aproximava-se e então decidimos recorrer ao nosso melhor amigo para ver o que ele nos sugeria. Optamos por ir comer ao “La mafia se sienta a la mesa”, um restaurante que recomendamos bastante. As proporções de comida são grandes por isso dá perfeitamente para dividir para duas pessoas, mas como inteligentes que somos decidimos cada uma pedir o seu prato. Conclusão sobrou comida, mas como boas portuguesas que somos (e poupadas) decidimos levar para o hotel e assim poupávamos numa das refeições do dia seguinte. Demos a sexta feira por terminada.
No sábado acordamos cedo, tomamos o pequeno almoço no hotel (refeição preferida da Neuza, ao ponto de desapertar as calças para caber mais um bocadinho) e fomos explorar a parte de cima da cidade, mas desta vez fomos de elevador (ah, pois, esquecemo-nos de vos dizer que em Pamplona há bastantes elevadores para se passar de uma parte da cidade para outra). Desta vez decidimos ir ver a praça de touros e alguns monumentos que ainda não tínhamos visto. Fomos andando sem rumo e explorando. O almoço foi nos “100 Montaditos”, outro sítio que recomendamos bastante. 
Na parte da tarde decidimos ir explorar dois dos grandes jardins da cidade, espaços muitos amplos e bastante verdes (coisa que não se vê muito em Portugal). Ainda fomos tentar descobrir como era o carnaval de Pamplona, mas pelo que percebemos o grande desfile é feito semanas antes e a única coisa que vimos relacionadas com o tema foi na zona dos bares, pois as pessoas de organizações da cidade mascaram-se aleatoriamente e cantam e bebem pelas ruas. 
Voltamos para o hotel, quase a hora de jantar e decidimos parar na pizzaria perto do hotel para comprar pães de alho para comermos juntamos com a massa do jantar do dia anterior. Claro que chegamos ao hotel e não gostamos dos pães porque eram muito gordurentos e tinham um sabor estranho e a massa então nem se fala. Com isto, fomos a cafetaria do bar e pedimos umas baguetes de bacon para levar para o quarto e, claro, aconteceu mais um episódio interessante (😂) – íamos embora sem pagar (😂). Pensavamos que já tínhamos pago, mas não… Ahah, claro que o empregado foi bastante simpático. Escusado será dizer que passamos o resto da noite a rir.
No domingo, só tínhamos autocarro às 18h pois pensávamos que a cidade era muito maior e havia muitas mais coisas para ver, mas não. Fizemos o Check-out e fomos deixar as malas nos cacifos da rodoviária para que não andássemos com elas atrás. Tínhamos intenções de ir ao El Corte Inglès, mas claro era domingo, o que significa que o comércio está fechado. Então fomos passear sem rumo e à hora de almoço fomos almoçar ao centro da cidade, ao restaurante “La Tagliatella”, onde decidimos pedir sangria, mas eles aqui não brincam em serviço (😂). A parte da tarde foi passada como típicos espanhóis a apanhar sol num jardim e dormir a sesta.
Chegou a hora do regresso e a viagem foi bem mais tranquila para a Ana (😂), já que desta vez não houve enjoos.
Achamos Pamplona uma cidade muito bonita, muito histórica e recomendamos a visita. 
Deixamo-vos aqui algumas fotos da magnífica cidade!


Igreja

Arco que separa a zona superior da inferior

Igreja

Puente de Santa Engracia
Caminho Pedestre



Entrada da cidade pelas muralhas do Castelo
Jardim do interior das muralhas

Vista desde o Baluarte del Redín 

Uma das igrejas

Pequena capela

Catedral de Santa Maria La Real

Jardim da Catedral


Monumento de uma das praças existentes

Jantar no restaurante "La Mafia se Sienta a la Mesa"

Palácio

Entrada da Praça de Touros

Um dos jardins

Rua da cidade

Estátua de referencia aos toureiros

Iglesia de San Nicolás

Igreja

Casa histórica

Almoço nos "100 Montadinhos"

Parque "La ciudadela"

Pórtico da cidade

Jardim

Baluarte de la Taconera

Igreja 

Arte Urbana

Portal Nuevo

Igreja

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

COVID-19 ao que nos obrigas!

A Viagem!

A aventura chegou ao fim!